Vai pegar estrada?

Não tem costume, é a primeira vez ou faz tempo que não pega estrada?
Não se preocupe! A Federal separou algumas dicas para tranquilizar e alertar você!

1 – Uso do acostamento:
Só use o acostamento em casos de emergência. Para evitar acidentes e multas, nunca ande ou pare nele se não for urgente.

2 – Ultrapassagem:
Responsável por grande parte das colisões frontais em acidentes nas estradas, a ultrapassagem deve ser feita utilizando sinalização e em locais permitidos, ou seja, onde a sinalização horizontal é tracejada.

3 – Animais na pista:
Muitas pessoas usam sinais sonoros ou farol alto para afastar animais na pista ao dirigir na estrada, mas essas atitudes podem assustá-los. Nestes casos, o ideal é reduzir a velocidade, sempre sinalizando para que os outros motoristas da rodovia fiquem atentos e evitem colisão traseira. O mesmo se aplica a objetos na pista.

4 – Atenção redobrada em dias de chuva:
Dirigir na estrada em dias de chuva é um risco, por isso, o ideal é evitar. Mas caso não seja possível, é importante diminuir a velocidade e manter uma distância de, no mínimo, cinco carros entre você e o da frente.

5 – Faça a revisão!
Não saia para dirigir na estrada sem fazer uma revisão no veículo. Fazer calibragem dos pneus, repor a água do radiador, e verificar o óleo, são alguns exemplos simples que devem ser feitos com frequência. Essa medida pode evitar muitos problemas.